Oscar Ribeiro de Almeida Niemayer Soares Filho
- Raquel Lopes
- 26 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de fev. de 2022


Nascido em 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro, Niemeyer estudou arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes em 1929 (atual UFRJ), considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna e durante seu terceiro ano estagiou com seu futuro colega na construção de Brasília, Lúcio Costa, com quem acabou colaborando no projeto para o Ministério de Educação e Saúde, atual Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, porém convidado em 1956 pelo então presidente da época, Juscelino Kubitschek, para projetar os prédios públicos da nova capital do Brasil. Seus projetos para o Congresso Nacional do Brasil, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília, todos concluídos anteriormente a 1960, foram em grande parte de natureza experimental e foram ligados por elementos de design comuns. Esse trabalho levou à sua nomeação como diretor do departamento de arquitetura da Universidade de Brasília, bem como membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos. E por sua colaboração no grupo de arquitetos indicados pelos Estados-membros da ONU que projetaram a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o que provocou convites para ensinar na Universidade de Yale e na Escola de Design da Universidade de Harvard. Contando com a presença de Le Corbusier, Niemeyer teve a chance de trabalhar junto com o mestre suíço, sendo ele uma grande influência em sua arquitetura. O primeiro grande trabalho de arquitetura individual de Niemeyer foram os projetos de uma série de edifícios na Pampulha, um subúrbio planejado no norte de Belo Horizonte, tendo como parceiro o engenheiro Joaquim Cardozo. Esse trabalho, especialmente a Igreja São Francisco de Assis, recebeu elogios da crítica nacional e estrangeira, chamando a atenção internacional para Niemeyer. Ao longo dos anos 1940 e 1950, Niemeyer se tornou um dos arquitetos mais prolíficos do Brasil, projetando uma série de edifícios públicos e residências, tanto no país como no exterior.
Devido à sua ideologia de esquerda e sua militância no Partido Comunista Brasileiro (PCB), Niemeyer deixou o país após o golpe militar de 1964 e, posteriormente, abriu um escritório em Paris. Ele retornou ao Brasil em 1985 e foi premiado com o prêmio Pritzker de arquitetura, em 1988.
Na vida pessoal, casou-se com Annita Baldo aos 18 anos e ele aos 21, em 1928. O casamento foi no mesmo ano da formatura no ensino médio, e para sustentar a família que seria acrescida de sua única filha Anna Maria em 1930, Niemeyer começou a trabalhar na tipografia de seu pai. Ele teve Anna Maria Niemeyer que lhe deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos. Viúvo desde 2005, casou em novembro de 2006 com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos.
Obras mais importantes:
Edifício Copan
A Passarela do Samba (o “Sambódromo”)
Memorial da América Latina
Teatro do Parque do Ibirapuera
Casa das Canoas
Palácio da Alvorada
Museu de Arte Contemporânea
CIEPEs (Centros Integrados de Educação Pública do Rio de Janeiro)
Congresso Nacional
Supremo Tribunal Federal
Palácio do Planalto
Palácio do Itamaraty
Catedral de Brasília
Praça dos Três Poderes
Memorial JK
Panteão da Liberdade
Complexo Cultural da República João Herculino
Igreja São Francisco de Assis da Pampulha e o conjunto da Pampulha
Museu Oscar Niemeyer
Sede do Partido Comunista Francês (Paris)
Universidade de Constantine (Argélia)
Centro Cultural Principado de Astúrias (Espanha)
Centro Administrativo de Minas Gerais
Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte, em Natal (RN)
Mesquita de Argel, na Argélia
Museu de Arte Popular da Paraíba
Congresso Nacional

Foto: ArchDaily
Supremo Tribunal Federal

Foto: Google
Palácio do Planalto

Foto: Google
Palácio da Alvorada

Foto: vivadecora.com.br/pro
Catedral de Brasília

Foto: ArchDaily
Palácio do Itamarati

Foto: ArchDaily
Sambódromo

Museu Oscar Niemeyer

Marquise da Casa Baile

Foto: Google
Igreja São Francisco de Assis da Pampulha


Museu de Arte Contemporânea

Centro Cultural Principado de Astúrias

Edifício Copan

Sede Partido Comunista Francês

Sede das Nações Unidas- ONU, NY

Fonte: ArchDaily

Casa das Canoas

Fontes: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/aniversario-oscar-niemeyer-11-obras-para-conhecer/
https://casavogue.globo.com/Arquitetura/noticia/2012/12/oscar-niemeyer-15-maiores-obras.html
Comments