top of page

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech




Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech


Salvador Dalí i Domènech, Figueres, nascido em 11 de maio de 1904 em Figueres, foi um importante pintor espanhol, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do classicismo. O seu trabalho mais conhecido como, A Persistência da Memória. Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.

Seu pai Salvador Dalí i Cusí era um advogado de classe-média e sua mãe Felipa Domenech Ferrés; Dalí também teve dois irmãos, Ana Maria, que era três anos mais nova e um irmão mais velho, também chamado Salvador (nascido em 12 de outubro de 1901).

Dalí frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1916, durante umas férias de verão em Cadaquès, descobriu a pintura impressionista por intermédio do amigo Ramón Pichot. No ano seguinte, o pai de Dalí organizou uma exposição dos desenhos a carvão do filho na sua casa de família. A sua primeira exposição pública ocorreu no Teatro Municipal em Figueres em 1919.

Em outubro de 1921, Dalí foi viver em Madrid, onde estudou na Academia de Artes de San Fernando. Já então Dalí chamava a atenção nas ruas com seu jeito excêntrico de ser e de se vestir. O que lhe deu maior atenção por parte dos colegas foram os quadros onde fez experiências com o cubismo (embora na época destes primeiros trabalhos ele provavelmente não compreendesse por completo o movimento cubista, visto não haver artistas cubistas, neste tempo, em Madrid e também pouca informação sobre o movimento cubista).



A Persistência da Memória - Trabalho mais popular


Aos estilos pelo qual fez experiências, o Dadaísmo, que provavelmente influenciou todo o seu trabalho. Seu domínio de competências na pintura está bem documentado, nesse tempo, na sua impecável e realista pintura "Cesto de Pão", de 1926. Já em Paris, Dali realizou uma série de trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu estilo próprio. Algumas tendências no trabalho de Dalí que iriam permanecer ao longo de toda a sua carreira já eram evidentes na década de 1920. As exposições de seus trabalhos em Barcelona despertaram grande atenção e uma mistura de elogios e debates e causando por parte dos críticos.

Dalí também explorou intensamente o Simbolismo em seus trabalhos. A exemplo, a marca dos relógios fundidos que aparecem inicialmente em A persistência da memória, sugerem teoria de Einstein de que o tempo é relativo e não fixo. A ideia de relógios simbolicamente funcionamento desta forma foi criada quando Dalí viu um pedaço de queijo Camembert derretendo em um dia quente de agosto.



O cesto de Pão 1926.



"… Estou pintando quadros que me fazem morrer de alegria, estou criando com absoluta naturalidade, sem a menor preocupação estética, estou fazendo coisas que me inspiram com uma profunda emoção e estou tentando pintá-los com honestidade." - Simbolismo


O elefante é também uma imagem recorrente nas obras do Dalí. Ele apareceu pela primeira vez em 1944, em sua obra Sonho Causado Pelo Voo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar. Os elefantes, inspirados por Gian Lorenzo Bernini, em Roma, base da escultura de um elefante transportando um antigo obelisco. Conjugada a imagem de suas pernas quebradiças, esse comprometimento em criar um sentimento de fantasmagórico da realidade. "O elefante é uma distorção do espaço, em uma análise explica, "as suas pernas contrastam com a ideia de imponderabilidade com a estrutura."


Sonho Causado pelo Voo de uma Abelha ao Redor de

uma Romã um Segundo Antes de Acordar, 1944.


O ovo é outra imagem comum na obra de Dalí, o qual expressa a ideal pré-natal e intrauterina, que aparece em

O grande Masturbador e Metamorfose de Narciso e assim utilizá-lo para simbolizar a esperança e a caridade. Diversos animais aparecem em todo o seu trabalho: formigas remontam à morte, decadência e o imenso desejo sexual; o caramujo relaciona-se com a cabeça humana e gafanhotos são um símbolos de desperdício e de medo.


O Grande Masturbador, 1929.


Metamorfose de Narciso, 1937.


Segundo críticos de sua obra e o próprio Dalí afirma não ter tido envolvimento com drogas para a inspiração de suas pinturas, tudo teve inspiração de experiências de privação do sono.


"Surrealismo irá, pelo menos, ter servido para dar prova de que a experimentação total da esterilidade e das tentativas de automatizações terem ido longe demais e de terem conduzido a um sistema totalitário… Hoje, a preguiça e a total falta de técnica chegaram ao seu momento de maior intensidade de um acesso no significado psicológico da atual utilização da faculdade."

À época André Breton cunhou o anagrama "Avida dólares" (por Salvador Dalí), que pode ser traduzido como "Ávido por dólares". Dalí replicou, "A única diferença entre Eu e os Surrealistas é que Eu sou o Surrealismo". Os surrealistas mais radicais falavam de Dalí no passado, como se estivesse morto. Vários membros do grupo como Ted Joans, continuariam tratando a questão de forma extremamente dura e polêmica contra Dalí, até ao momento da sua morte.

Nesta fase o seu principal patrono Edward James, poeta e patrono do movimento surrealista. Edward James ajudou o jovem Salvador Dalí a emergir no mundo da arte através da compra de muitas obras e do apoio financeiro durante dois anos. James e Dalí tornaram-se bons amigos e o primeiro caracterizava a pintura de Dalí como "Cisnes refletindo elefantes." Ele também colaborou com dois dos mais duradouros ícones do movimento surrealista: o Telefone-lagosta e o Sofá-lábios de Mae West.




Telefone-Lagosta, 1933.



Em 1929, Juntou-se oficialmente ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse (embora o seu trabalho já estivesse a ser influenciado há dois anos pelo surrealismo). No mesmo ano conheceu sua esposa, em agosto, a sua musa e futura mulher, Gala Éluard (cujo nome verdadeiro era Elena Ivanovna Diakonova, uma imigrante russa dez anos mais velha que Dalí. Juntou-se oficialmente ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse (embora o seu trabalho já estivesse a ser influenciado há dois anos pelo surrealismo). Em 1934 Dalí e Gala, casaram-se numa cerimónia civil (cerimónia religiosa em 1958).

Em 1960, Dalí começou a trabalhar no Teatro-Museum Salvador Dalí, na sua terra natal, em Figueres. Foi o projeto de maior vulto de toda a sua carreira e o principal foco de suas energias até 1974, embora continuasse a fazer acrescento até meados dos de 1980.

Com a Guerra Civil Espanhola, Dalí fugiu e se recusou a alinhar-se a qualquer grupo. Dalí e Gala mudaram-se para os Estados Unidos, onde viveram durante oito anos. Em 1941, ele elaborou um filme chamado "Cenário de Jean Gabin Moontide". Ele escreveu também os catálogos de exposições próprias, na Knoedler Gallery na cidade de Nova Iorque em 1943 e um romance (publicado em 1944) acerca de um salão de automóveis." Após este período, Dalí regressou para a prática do catolicismo. Em 1942, ele publicou sua autobiografia, A Vida Secreta de Salvador Dalí.

Foi na sua amada Catalunha que Dalí viveu o resto da vida. O facto de ter escolhido viver em Espanha enquanto o país era governado pelo ditador fascista Francisco Franco trouxe-lhe críticas dos progressistas e de muitos outros artistas. Alguns pensam que o desprezo comum pelo trabalho tardio de Dalí tem mais a ver com política do que com os verdadeiros méritos desse trabalho.

Após a Segunda Guerra Mundial, Dali manteve características de pintura técnica e um interesse na ilusão óptica, ciência e religião. Cada vez mais católica e inspirado pelo choque de Hiroshima, demarcado por ele como "Misticismos Nucleares". Em pinturas como Madonna de Port-O Lligat (primeira versão) de 1949, Corpus Hypercubus e de 1954, Dalí procurou sintetizar a iconografia cristã com imagens inspiradas pela desintegração dos materiais nucleares.


Torre Galatea, 1980.


O Arco-Íris, 1972.


Das esculturas mais populares objetos do surrealismo foram os Telefone Lagosta e o Sofá-lábios de Mae West, completados por Dalí em 1936 e 1937, respectivamente. "Lagostas e telefones tiveram forte conotação sexual para Dalí ", de acordo com a exibição da legenda para o "Telefone-lagosta", a que ele chamou de estreita analogia entre alimentos e sexo". O telefone era funcional.

O Rinoceronte vestido com rendas, de 1956 e A madeira e cetim de 1935.


Rinoceronte vestido con puntillas, de 1956.



Namoradeira Vis-à-vis de Gala 1935.


London Eye & Dali Exhibition.



Gala morreu em Port Lligat na madrugada de 10 de junho de 1982. Desde então, Dalí ficou profundamente deprimido e desorientado, perdendo toda a vontade de viver. Recusava-se a comer, ficando desidratado, teve de ser alimentado por uma sonda nasal.

Mudou-se de Figueres para o castelo em Pubol, que comprara para Gala. Em 23 de janeiro de 1989, enquanto assistia sua gravação favorita de Tristão e Isolda, morreu de insuficiência cardíaca em Figueres, está sepultado na cripta do seu Teatro-Museu Dalí, em Figueres, do outro lado da rua, a partir da igreja de Sant Pere.


Principais obras:








https://jarrodepandora.wordpress.com/surrealismo-e-seus-segmentos/dali/

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/salvador-dali.htm

Posts Recentes
Procure por Tags
#casadevo #decor #arquitetura #urbanismo #paisagismo #arte
Siga
  • Facebook Long Shadow
bottom of page