top of page

Yayoi Kusama

Atualizado: 4 de jun. de 2024



Artista plástica e escritora, nascida em Matsumoto, Japão, em 22 de Março de 1929. Tem como marca registrada pontos e bolas, uma verdadeira obsessão. Sua arte é uma mistura de diversas técnicas, como pintura, colagem, performance e instalações ambientais. Em seu trabalho como escritora, escreveu romances e poesias que foram considerados muito chocantes e surrealistas, ela publicou 13 livros ao total.

Diagnosticada com doença mental de infância, esquizofrenia, ela tira das suas alucinações inspiração para as suas criações, onde tem uma percepção e uma visão diferente da realidade em que vive. Segundo ela mesma conta, ela sempre foi atormentada por visões distorcidas, que a fazem enxergar bolas e pontos.

Como forma de “fuga da realidade”, desabafo e para mostrar às pessoas como ela enxergava o mundo, passou a se expressar usando o papel, guache, aquarela e tinta a óleo, as bolinhas ou “pontos do infinito”, como ela também costuma chamar.


Como ela mesma diz:


Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental, originária das alucinações que eu posso ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas que me atormentam em esculturas e pinturas. Todos os meus trabalhos em pastel são os produtos da neurose obsessiva e, portanto, intrinsecamente ligados à minha doença. Eu crio peças, mesmo quando eu não vejo alucinações, no entanto, com o tempo, passou a preencher pisos, paredes, telas, objetos e até pessoas com seus pontos.


Em 1957, aos 28 anos, que Yayoi decidiu se mudar para os Estados Unidos, onde instalou-se em Nova Iorque a convite da pintora americana e amiga, Georgia O’Keeffe. Em carta à pintora que tanto admirava, Yayoi confessou:


Estou apenas no primeiro passo de uma longa e difícil vida para me tornar uma pintora. Você gentilmente me mostraria o caminho? 


Acolhida pela pintora norte-americana, Yayoi participou de uma série de cenas da pop art. Expôs peças inovadoras que apresentavam jogos de espelhos e luz elétrica. 

Ela viveu a contracultura e participou de uma série de eventos polêmicos que envolviam participantes nus pintados com as suas características bolinhas coloridas. A japonesa também foi ativista do movimento anti-guerra.

Em Nova York, ela trabalhou com grandes nomes da arte moderna e contemporânea, como Andy Warhol, Joseph Cornell e Donald Judd, e logo passou a liderar o movimento da vanguarda.

Sempre foi uma mulher à frente do seu tempo, feminista, moderna e revolucionária por natureza. Em 1973, Kusama resolveu retornar ao Japão por problemas de saúde. Seu transtorno obsessivo tinha se agravado e, assim, se internou em um hospital psiquiátrico, onde vive até hoje por vontade própria, apesar de usar seu apartamento há poucos minutos do hospital como ateliê.

Suas obras, que já chegam a milhares, podem ser vistas não só em museus no Japão e Nova York, mas também em várias partes do mundo, como Venezuela, Singapura, Espanha e até no Brasil.

A obra “Narcissus garden Inhotim” (2009) pode ser encontrada no Centro Cultural Inhotim, em Minas Gerais. São dezenas de grandes esferas prateadas, que ficam na superfície da água e que podem ser movidas conforme a ação dos ventos. Essa obra é uma réplica/versão da escultura que fez em 1966 para participar da Bienal em Veneza, onde ela espalhou 1500 esferas espelhadas e as vendia por 2 dólares. Entre as bolas, havia placas com os dizeres “Seu narcisismo à venda”. Era uma forma que ela encontrou para criticar o sistema das artes.




Obras


Suas obras em geral são baseadas em padrões que se repetem e ficaram marcadas pelos célebres pontinhos (as polka dots).


Sobre o processo de criação, em entrevista a artista afirmou:


Sou uma artista obsessiva. Considero-me uma herege do mundo da arte. Penso apenas em mim quando faço o meu trabalho.












Principais obras:


Ascension of Polkadots on the Trees 2006

Ready to Blossom in the Morning 1989

Pumpkin 1990

Mushrooms 1995

Dress 1982

Beyond the End of the Century 1987

Butterfly 1988

Dandelions 1985

Vendo o Mar 1989

Waves 1953

Flowers 1983

Waves on the Hudson River 1988

Pumpkin 1983

Infinity Mirror Room 1965

Yellow Pumpkin 1992


Repetitive Vision

 
 
 

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Posts Recentes
Procure por Tags
#casadevo #decor #arquitetura #urbanismo #paisagismo #arte
Siga
  • Facebook Long Shadow

© 2023 por TocaToca. Orgulhosamente criado com Wix.com

 

bottom of page